Univali adere ao Programa Brasileiro GHG Protocol
19.08.2024
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) aderiu ao ciclo 2024 do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) para elaborar o inventário de gases de efeito estufa (GEE). Concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o programa verifica e qualifica as organizações que monitoram e publicam um inventário das emissões de gases geradas em suas atividades.
A Univali recebeu o selo Prata, conferido às instituições que apresentam o inventário completo, sistematizando informações sobre emissões diretas e indiretas de CO2e. Os dados são referentes ao ano de 2023 e foram coletados nas unidades operacionais de todos os campi da universidade. O relatório apresentou uma diminuição de GEE de 2022 para 2023.
“A adesão da Univali ao PBGHG é uma iniciativa que visa a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança. Nós demos o primeiro passo para a descarbonização antes mesmo de aderir ao programa, quando contratamos a empresa Natucred, em 2022, para a confecção do primeiro relatório de emissões lastreado na Blockchain. Foram medidas adotadas justamente por sabermos da nossa responsabilidade com a sustentabilidade e da necessidade de sermos um agente de mudança", explica a engenheira ambiental, Francine Wendt, e complementa: “A melhora dos indicadores é reflexo das ações ambientais para diminuição do impacto como, por exemplo, a substituição de máquinas antigas de ar-condicionado por equipamentos mais eficientes. O relatório nos incentiva ainda mais a ampliar os projetos visando a melhoria contínua dos processos e a compra de créditos de carbono também é uma das alternativas para compensar as emissões inerentes às atividades operacionais".
O PBGHG foi criado em 2008 para adaptar o método GHG Protocol ao contexto brasileiro no desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa. O programa realiza um evento anual para a publicação dos inventários e encerramento do ciclo.
Este ano, o evento acontecerá nesta quarta-feira, 21, e contemplará, além da publicação dos resultados, uma exposição de casos de aprendizados e boas práticas em quatro salas simultâneas. O evento acontece no auditório da FGV, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo. Após as apresentações, os relatórios ficarão disponíveis aqui.
Mais informações: na Gerência de Infraestrutura (47) 3341-7620.