Projetos de extensão são homenageados na Univali
30.08.2024
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) homenageou 51 programas e projetos de extensão por suas contribuições aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sugeridos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento A Comunidade Reconhece foi realizado nesta sexta-feira, 30, e reuniu os representantes dos projetos no auditório do Centro de Vivências no campus Itajaí. O evento foi promovido pela Diretoria de Extensão e Responsabilidade Social e teve o objetivo de reconhecer as iniciativas que contribuíram para as certificações de Selo Social conquistadas pela Univali em 2023.
“A extensão universitária tem um papel cada vez mais importante na sociedade, principalmente quando atinge territórios onde há uma população em situação de vulnerabilidade. Com os projetos que homenageamos hoje a comunidade é amplamente beneficiada, nossos alunos passam a vivenciar experiências até então desconhecidas e nossos competentes professores extensionistas são desafiados constantemente. Reconhecer esses projetos é também uma forma de inspirar as equipes envolvidas e reafirmar nosso compromisso com as comunidades que nos acolhem", destacou a diretora de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Jenichen Provesi.
Um dos homenageados foi o professor José Matarezi, responsável pelo Trilha da Vida, projeto que há 25 anos promove atividades de formação em educação ambiental. Neste período, o projeto alcançou mais de 45 mil pessoas e envolveu cerca de 200 professores, pesquisadores e acadêmicos. “A Univali é uma universidade comunitária com uma diversidade imensa de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, além de reconhecer e homenagear os projetos de extensão, esse evento é uma iniciativa fundamental para que a gente possa se conhecer e se conectar, fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão", afirmou Matarezi.
“Ao reconhecer e homenagear os projetos de extensão, a Univali mostra que não fomenta a responsabilidade social apenas para cumprir metas. Temos responsabilidade social porque entendemos o gigantesco impacto de nossas ações nas comunidades em que atuamos, bem como acreditamos que ela é um fator fundamental na formação de nossos alunos, reunindo, entre outras habilidades, o conteúdo e a prática. Uma sociedade melhor se faz com gestos e ações de pessoas e instituições que sabem que o comprometimento político, social e ambiental é o caminho definitivo para um mundo mais justo, sustentável e humano", enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.