Linhas de pesquisas / UNESC
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Ambientes Naturais
Conhecer a dinâmica de ecossistemas naturais, buscando alternativas e estratégias para o manejo de populações e comunidades naturais, a biodiversidade e o conhecimento tradicional associado, com ênfase na recuperação e/ou conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.
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Canabinoides e seus princípios terapêuticos
Iniciativa trouxe para o debate o papel do sistema endocanabinoide no tratamento do estresse pós-traumático, o impacto dos canabinoides (compostos encontrados na cannabis) no cérebro adolescente.
As atividades do 15º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc e trouxeram para o debate o papel do sistema endocanabinoide no tratamento do estresse pós-traumático, o impacto dos canabinoides (compostos encontrados na cannabis) no cérebro adolescente, seus diferentes usos e a maconha como fator de risco para doenças neuropsiquiátricas. Os assuntos foram abordados por pesquisadores de diferentes instituições de ensino, que também dialogaram com a plateia, formada por estudantes de graduação, mestrado e doutorado, professores e pesquisadores em Ciências da Saúde.
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Desenvolvimento e Gestão Social
Esta linha de pesquisa enfoca a gestão social como parte do desenvolvimento socioeconômico local e regional. Aborda as formas de organizações coletivas, movimentos sociais, seus efeitos multiplicadores na geração de emprego e renda. Engloba pesquisas no âmbito do desenvolvimento rural, com ênfase em arranjos produtivos, dinâmicas das organizações coletivas e políticas públicas.
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Desenvolvimento e Processamento de Materiais
Entre os objetivos, estão o de investigar novas matérias-primas ou identificar matérias-primas alternativas para uso industrial e desenvolver novas tecnologias e/ou aprimorar as existentes para processamento de materiais.
Esta linha de pesquisa tem como objetivos gerais: investigar novas matérias-primas ou identificar matérias-primas alternativas para uso industrial; desenvolver novas tecnologias e/ou aprimorar as existentes para processamento de materiais, visando a aumentar o desempenho produtivo; investigar os fatores mais relevantes de um determinado processo de fabricação, correlacionando-os com as propriedades finais dos produtos, buscando o contínuo desenvolvimento, otimização e aperfeiçoamento do mesmo, entre outros.
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Direito, Sociedade e Estado
Esta linha de pesquisa trata do estudo dos processos de transformação social que o Brasil e a América Latina vivenciaram (a partir da organização política e jurídica da sociedade) e que refletiram na constitucionalização dos direitos humanos. A materialização desses direitos se insere no âmbito do diálogo permanente e democrático que envolva as instituições estatais e a sociedade. Além disso, esse contexto investigativo pressupõe a participação da sociedade nos processos de formulação, execução e avaliação das políticas públicas, em especial as políticas sociais, e o reflexo dessas ações na elaboração do saber jurídico.
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Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos
Esta linha de pesquisa tem por objetivo examinar a dinâmica social dos direitos humanos no tocante à sua formação histórica, aos seus fundamentos, aos seus problemas centrais e à sua função transformadora desde um direcionamento crítico e interdisciplinar. Nesta perspectiva, visa à apreensão complexa das estreitas relações e das intersecções dos direitos humanos com as formas representativas plurais de cidadania e a irrupção dos novos direitos. E a desenvolver conhecimentos teórico-práticos, estabelecendo propostas pedagógicas para a formação de uma cultura de direitos que privilegia a proteção contra a violação e a promoção cidadã para difusão da dignidade.
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Educação e Gestão do trabalho na saúde
Pesquisa as relações que se estabelecem entre o ensino e a gestão dos serviços de saúde, com foco na educação permanente, entendendo-a como ferramenta pedagógica, e dispositivo de gestão do trabalho.
O trabalho em saúde. Processos de Trabalho. Gestão do Trabalho. Profissões da Saúde e modelo formativo. Educação no Trabalho. Educação Permanente. Educação como dispositivo da gestão do trabalho. Pesquisa as relações que se estabelecem entre o ensino e a gestão dos serviços de saúde, com foco na educação permanente, entendendo-a como ferramenta pedagógica, e dispositivo de gestão do trabalho. Estes estudos consideram os processos de ensino-aprendizagem com base nos cenários de práticas na saúde e servindo como dispositivo para a reorganização dos processos de trabalho. A Educação Permanente em Saúde articula ao mesmo tempo a dimensão do trabalho e da aprendizagem. Desenvolvimento de estudos concernentes à política educacional e de saúde, bem como a compreensão do ensino-aprendizagem nos processos de trabalho em saúde, tendo como foco a aprendizagem significativa, as metodologias ativas e os processos avaliativos.
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Educação e Produção de Conhecimento nos Processos Pedagógicos
Bases teórico-metodológicas do conhecimento, que sustentam os processos pedagógicos. Elaboração e apreensão de conceitos nas práticas pedagógicas. As abordagens de desenvolvimento e aprendizagem. Relações entre saberes cotidiano e científicos.
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Educação, Linguagem e Memória
História e Historiografia da Educação. Textos literários, imagens e linguagens artístico-culturais e formação de sujeitos. Funções histórico-sociais dos códigos estéticos e das Instituições educativas. Memória, identidades e representações culturais nas escolas e demais instâncias educativas.
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Epidemiologia aplicada em serviços de saúde
Estudos e pesquisas epidemiológicas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, envelhecimento, transtornos psiquiátricos, saúde do trabalhador e saúde da mulher. Análise de situação de saúde. Sistemas de Informações e avaliação de tecnologias em saúde. Utilização das ferramentas da epidemiologia para a tomada de decisões no âmbito da gestão e da assistência à saúde, dimensões inseparáveis dos processos organizacionais e de práticas em saúde, do cuidado e na organização de projetos e programas nas redes de atenção e vigilância à saúde. Estudos de evidência científica e sua aplicação nos serviços.
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Fisiopatologia
Estuda os mecanismos biológicos das doenças de forma a compreender o seu surgimento e sua evolução, no intuito de desenvolver melhores estratégias terapêuticas. Para isso, apoia-se em estudos pré-clínicos, clínicos e epidemiológicos.
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Neurociências
Estuda o sistema nervoso central sob ótica que integra as ciências básicas e a clínica.
Estuda o sistema nervoso central sob ótica que integra as ciências básicas e a clínica. Primeiramente, procura entender o funcionamento do cérebro normal para, então, compreender os processos patológicos e seu tratamento. Nas ciências básicas, apoia-se na Neuroquímica e Neurofisiologia, enquanto, na clínica, apoia-se na Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia e Psiquiatria.
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Produção e Gestão em Processos Educativos
Bases teórico-práticas de formação e gestão em processos educativos, escolares e não escolares. Currículo. Saberes e práticas pedagógicas. Avaliação de sistemas e processos educativos.
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Promoção da saúde e integralidade
Estuda a Promoção da Saúde como um dos elementos que compõe a prática da integralidade, operando com as dimensões objetivas e subjetivas de produção do cuidado. A inserção e permanência de usuários em programas para a promoção de estilos de vida saudável, com ênfase na atividade física e na nutrição, considerando as diferenças de modos de vida, de inserção social, de cultura, hábitos, como requisito para a autonomia e o cuidado de si. Estudos de integralidade em saúde com foco no desenvolvimento de novas tecnologias, práticas e políticas na promoção da saúde.
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Resíduos
São dois grandes objetivos gerais que permeiam esta Linha de Pesquisa.
Esta linha tem como objetivos gerais: identificar novas oportunidades de negócio e estimular práticas de empreendedorismo associadas a questões ambientais, usando ferramentas de valorização de resíduos e contribuir com a implementação de medidas que promovam a competitividade das empresas, tipicamente pelo uso de sistemas de qualidade e ambientais, promovendo desenvolvimento sustentado.
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Saúde emocional em épocas de pandemia
Iniciativa é da UNESC.
A Unesc está sempre preocupada com a segurança e com a qualidade de vida da comunidade acadêmica. Neste sentido, um importante evento debateu a importância da saúde emocional neste período de pandemia. Muitos assuntos foram abordados, entre eles o processo de luto, relações sociais, estresse, ansiedade e convívio familiar.
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Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento
Estudar as interações entre sociedade e natureza, ocupações humanas, implicações entre desenvolvimento, organizações produtivas e sociais, políticas públicas, saúde e ambiente, sustentabilidade, cidadania, comunicação e educação ambiental no sentido de contribuir e sugerir mecanismos técnico-científicos capazes de viabilizar propostas, visando a solução dos problemas socioambientais do mundo moderno. Problematizar a relação sociedade/natureza discutir a questão da sustentabilidade na perspectiva interdisciplinar.
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Trabalho e Organizações
Esta linha de pesquisa tem como foco o trabalho no âmbito das organizações e suas implicações no desenvolvimento socioeconômico. Analisa relações e formas contemporâneas de trabalho e suas interfaces com políticas públicas, desenvolvimento social e econômico. Aborda práticas e capacidades organizacionais relacionadas aos stakeholders, compreendendo desempenho e dinâmica organizacional, responsabilidade social, inovação, gestão de negócios e cadeias produtivas.
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